A princípio esse FAQ tem como objetivo apresentar as Bandeiras mais antigas do mundo.
Rastrear as origens exatas de qualquer bandeira de todo o mundo pode ser difícil, pois muitas delas não têm histórias concretas. Várias das bandeiras mais antigas têm histórias baseadas em lendas, que podem não ser historicamente precisas.
Além disso, as bandeiras muitas vezes passam por várias mudanças e é raro para a bandeira de um país ter a mesma aparência de quando foi usada pela primeira vez. Apesar desses desafios, compilamos uma lista que melhor representa o que é amplamente considerado as bandeiras mais antigas do mundo.
Espanha
Primeiro ano de uso: 1785
Ano de adoção formal: 1981
Nome oficial: Rojigualda
Cores principais: Tribanda vermelha e amarela com o brasão espanhol
A atual bandeira da Espanha remonta à bandeira naval do país em 1785, conhecida como Pabellón de la Marina de Guerra. O desenho da bandeira foi escolhido pessoalmente pelo rei Carlos III da Espanha a partir de 12 bandeiras diferentes desenhadas por Antonio Valdés y Bazán. Nas décadas seguintes, a bandeira foi usada principalmente em fortalezas costeiras, quartéis e outras propriedades navais.
A bandeira não foi usada por uma unidade terrestre espanhola até 1820 e não foi usada fora para fins militares até 1843, quando a Rainha Isabel II da Espanha oficializou a bandeira. Desde então, o esquema de cores vermelho e amarelo da bandeira permaneceu intacto (com exceção do período da Segunda República de 1931 a 1939), com apenas a mudança do brasão.
Precisa comprar bandeira da Espanha? clique aqui!
Rússia
Primeiro ano de uso: 1696
Ano de adoção formal: 1993
Nome oficial: Триколор (Trikolor)
Cores principais: tribanda branco, azul e vermelho
A versão moderna da bandeira russa foi adotada pela primeira vez em 1696 pelo czarismo da Rússia, mas não tem sido usada continuamente por causa da turbulenta história da Rússia. A bandeira tricolor foi usada e desativada várias vezes ao longo da história da Rússia e foi finalmente restaurada em 1993.
A bandeira da Rússia é muito semelhante à bandeira holandesa e, de acordo com duas histórias de origem diferentes, isso foi intencional. Ambas as histórias conectam a bandeira tricolor da Rússia diretamente com a usada na Holanda. De acordo com ambas as histórias, um czar russo (Aleixo I ou Pedro, o Grande) foi inspirado a hastear sua própria bandeira naval depois de testemunhar as bandeiras navais usadas pelos holandeses.
Japão
Ano usado pela primeira vez: século c.16, possivelmente mais antigo
Ano de adoção formal: 1870
Nome oficial: Nisshōki de Hinomaru
Cores Principais: Branco com sol vermelho (disco)
Como muitas das bandeiras mais antigas, a origem da bandeira japonesa está envolta em mitos e lendas. Os japoneses consideram 660 aC a data de fundação do país e acreditam que o primeiro imperador do Japão era um descendente da deusa do sol Amaterasu. Devido a esta (lendária) história, o símbolo do sol sempre foi importante no Japão, especialmente na bandeira do país.
O primeiro registro de uso de uma bandeira com motivo do sol no Japão remonta a 701 – se essa história for verdadeira, tornaria a bandeira do Japão a mais antiga. No entanto, essa história é frequentemente disputada e fora do Japão a bandeira do país raramente é considerada a mais antiga do mundo. A bandeira japonesa existente mais antigo única remonta a antes da 16 ª século e mais uma vez, vem com a história lendária que coloca a partir da 11 ª século.
Holanda
Primeiro ano de uso: c.1572
Ano de adoção formal: 1937
Nome oficial: Bandeira do Reino da Holanda
Cores principais: tribanda vermelha, branca e azul
A moderna bandeira holandesa (Holanda) é uma variação da bandeira do príncipe usada por William Príncipe de Orange na revolta holandesa contra o rei Filipe II da Espanha durante o final do século XVI. Esta bandeira tricolor era originalmente laranja, branca e azul.
Eventualmente, a faixa laranja superior foi alterada para vermelho em algum momento depois de 1630. De acordo com o CIA World Factbook, a mudança de cor pode ter sido devido ao desbotamento do corante laranja para vermelho com o tempo. Além disso, o CIA Factbook considera a bandeira holandesa o tricolor mais antigo em uso contínuo. Essa afirmação é ajudada pelo fato de que a maioria das primeiras bandeiras usava apenas duas cores.
Suécia
Ano usado pela primeira vez: c.1562, possivelmente antes
Ano de adoção formal: 1906
Nome Oficial: Nenhum
Cores principais: Azul com cruz nórdica amarela
A história da bandeira sueca pode ser difícil de rastrear, pois existem várias histórias diferentes sobre sua origem. Algumas teorias sugerem que o azul e o amarelo da bandeira têm sido usados pela corte real sueca desde pelo menos 1275. Outra história diz que as cores da bandeira foram inspiradas no atual brasão de armas sueco de 1442.
Algumas das mais antigas bandeiras suecas preservadas mostram que as cores das primeiras podem ter sido na verdade azul e branco. Na verdade, a primeira descrição legal da bandeira com uma cruz amarela sobre fundo azul data apenas de 1562.
Suíça
Ano usado pela primeira vez: c.1470, possivelmente antes
Ano de adoção formal: 1889
Nome Oficial: Nenhum
Cores Principais: Vermelho com cruz branca
A bandeira da Suíça é uma das duas únicas bandeiras quadradas de estados soberanos do mundo, a outra pertence à Cidade do Vaticano. Embora oficialmente a bandeira seja quadrada, os navios suíços, barcos e organizações não governamentais costumam hastear uma versão retangular da bandeira suíça.
A história da bandeira suíça pode ser rastreada até três lendas diferentes: a Legião de Tebas, a Reichssturmfahne (Imperial War bandeira) durante o 12 º século, ea Arma Christi na 13 ª século. Embora todos esses grupos possam ter usado uma bandeira vermelha com uma cruz branca, a bandeira quadrada foi usada pela primeira vez em 1470.
O símbolo da Cruz Vermelha (uma cruz vermelha em um fundo branco) é o inverso direto da bandeira suíça. Este símbolo tornou-se o símbolo de proteção original declarado pela primeira convenção de Genebra e presta homenagem ao fundador da Cruz Vermelha, o suíço Henry Dunant.
Albânia
Ano usado pela primeira vez: c.1443, possivelmente antes
Ano de adoção formal: 1912
Nome oficial: Bandeira Nacional
Cores principais: Vermelho com águia bicéfala negra
A imagem de uma águia de duas cabeças negra em um fundo vermelho foi usada por famílias nobres da Albânia já na Idade Média. Essas famílias tomaram emprestada a águia de duas cabeças da bandeira do Império Bizantino.
O desenho da bandeira moderna da Albânia remonta diretamente ao brasão da Casa de Kastrioti. Gjergj Kastriot Skanderbeg usou uma bandeira vermelha com uma águia negra de duas cabeças quando liderou uma revolta contra o Império Otomano, resultando na independência da Albânia. Desde então, o símbolo da águia de duas cabeças foi reutilizado pelos nacionalistas albaneses cada vez que o país lutou por sua independência. A bandeira foi formalmente adotada em 1912.
Letônia
Primeiro ano de uso: c.1279
Ano de adoção formal: 1918; re-adotado em 1990
Nome Oficial: Nenhum
Cores Principais: Vermelho com fina faixa branca
A bandeira da Letônia é semelhante a muitas das bandeiras mais antigas do mundo, que também têm um esquema de cores vermelho e branco. Enquanto ninguém sabe ao certo quando a bandeira vermelha e branca foi usado pela primeira vez na Letónia, não há evidência histórica que mostra a bandeira poderia ter sido usado tão cedo quanto o 13 º século. Uma bandeira vermelha com uma faixa branca foi mencionada pela primeira vez na Crônica Rimada da Livônia – a bandeira foi usada em 1279 durante uma batalha entre antigas tribos letãs de Cēsis.
A bandeira vermelha e branca foi formalmente adotada em 1918 e foi usada até o início da ocupação soviética da Letônia em 1940. A bandeira da Letônia independente foi finalmente restaurada em 1990.
Áustria
Ano usado pela primeira vez: c. final do século 12, mas punho oficialmente documentado em 1230
Ano de adoção formal: 1918
Nome Oficial: Nenhum
Cores principais: Tribanda vermelha e branca
A bandeira da Áustria é frequentemente uma das principais candidatas à bandeira mais antiga do mundo. O tribanda vermelho e branco pode ter sido usado já em 1105 e é baseado no brasão de armas da dinastia Babenberg medieval. Embora isso anteceda a bandeira dinamarquesa em um século, o primeiro uso oficial documentado da triband não ocorreu até 1230.
Segundo a lenda austríaca, a bandeira do país foi inventada pelo duque Leopoldo V da Áustria como consequência de sua luta durante o Cerco do Acre (1189-1191). Embora esta história não é provavelmente verdade, os governantes da Áustria têm vindo a utilizar cores triband vermelho-branco-vermelho desde o final do 13 º século.
Dinamarca
Ano usado pela primeira vez: c.1219, possivelmente antes
Ano de adoção formal: 1625
Nome oficial: Dannebrog
Cores principais: Vermelho com cruz nórdica branca
Embora vários países reivindiquem ter a bandeira mais antiga, a bandeira da Dinamarca é amplamente considerada a mais antiga bandeira existente no mundo. Oficialmente, a bandeira é conhecida como Dannebrog e traça sua história até pelo menos 1219. A bandeira é reconhecida pelo Livro de Recordes Mundiais do Guinness como a mais antiga bandeira nacional continuamente usada.
Segundo a lenda , a bandeira caiu do céu durante uma batalha em Lyndanisse, na Estônia. Embora a lenda possa ter aparecido por volta de 1500, há evidências de que uma bandeira vermelha com uma cruz branca estava sendo usada pelos dinamarqueses desde cerca de 1340 – 1370. O Dannebrog é mostrado em um Gelre Armorial dessa época ao lado do brasão de o rei da Dinamarca na época.
Para conhecer um pouco mais dos nossos produtos clique aqui!